Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty 2017

Festival Cachaça Paraty 2017

O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty que neste ano esta em sua 35 ª edição é um dos eventos mais tradicionais da cidade. Iniciou em 1982 e tinha como nome Festival da Pinga, sua intenção era celebrar o único produto industrial da região até hoje: a cachaça!

Em reuniões com alambiqueiros associados, decidiram além de celebrarem este produto regional, também valorizar na cidade a cultura da cachaça e atrair turistas e visitantes para o período de baixa temporada. Dalcir Ramiro, o conhecido ceramista Cizinho, e primeiro presidente da Acip- Associação Comercial e Industrial de Paraty foi um dos responsáveis pela criação e consolidação do Festival da Pinga e ressalta: “Nasceu como evento único, com raízes de Paraty, desde o começo sentimos que daria certo. Considero o meu legado para a cidade, fruto da minha atuação como artista e comerciante. E foi uma festa criada para valorizar o produto, não para vender cachaça”.

A abertura do festival neste ano será no dia 17 de agosto e vai até o dia 20 de agosto no areal do Pontal, Paraty. Contará com os alambiques mais tradicionais como: Coqueiro, Corisco, Engenho d’Ouro, Paratiana e Pedra Branca. E os visitantes poderão degustar a cachaça e assim comprar a que mais lhe agradar.

Nos últimos anos, o evento vem trazendo uma nova proposta de também valorizar a cultura local com músicos da cidade e regionais numa programação bem eclética. A parte de alimentação, como de costume, fica por conta do Pólo Gastronômico de Paraty.

Em breve divulgaremos programação completa do festival.


Por Neila Nascimento

Fontes: http://www.paraty.com.br/noticiasparaty.asp?id=5131 e http://www.paraty.com.br/feriados/festivaldapinga/